Os mistérios no filme "Inception"


Fala galera, tirei um tempo entre as postagens sobre eletrônica, para fazer uma homenagem neste blog ao filme que mais me intrigou dentre todos que eu já vi, este filme acabei vendo algo em torno de umas 10 vezes, nem gosto tanto deste filme né rsrs. Visto que muitas pessoas já assistiram ao filme "A Origem", e acabaram não entendendo muito sobre o desfecho, eu compartilharei a minha visão do filme, depois de ver inúmeras e inúmeras vezes ele. Obrigado Christopher Nolan por esta obra-prima da 7ª arte!



O filme "A Origem" que irei me referir ao longo deste artigo pelo seu título em inglês, ou seja, "Inception" é extremamente intrigante e faz com que o seu público tenha que prestar atenção nos mínimos detalhes para poder entender o decorrer do filme, são estes pequenos detalhes que me fizeram, pelo menos eu acredito, desvendar os mistérios que o fantástico diretor Christopher Nolan criou nesta verdadeira obra-prima da 7ª arte! Então vamos lá, aos detalhes.

Em ‘Inception’ somos apresentados a Dom Cobb (Leonardo DiCaprio). Um ladrão sofisticado. Cobb é um ladrão que usa técnicas que parecem vir do futuro, mas o cotidiano em que ele vive não é um futuro de carros voadores ou naves espaciais, é o presente como nós o conhecemos. Ele rouba segredos de grandes magnatas enquanto estão dormindo, para isso usa uma máquina que faz com que o sonho seja compartilhado, só que apenas a vítima está inconsciente na história. A habilidade o torna um jogador no universo de espionagem internacional, ao mesmo tempo em que fugitivo no seu próprio país.



No filme cada personagem tem um papel fundamental para que a "inserção" ( em inglês "inception" ) de uma ideia seja completada na mente da vítima Robert Fischer, logo abaixo você verá o que cada personagem faz no filme.

Dom Cobb - Extrator ( Leonardo DiCaprio ):
Dom Cobb é um Extrator, ou seja, ele é um ladrão especializado em roubar segredos, infiltrando-se nos sonhos dos seus alvos. Cobb lidera uma equipe, formada por Arthur, Ariadne, Eames, Saito e Yusuf, com o objetivo de influenciar as ações de Robert Fischer através dos seus sonhos.

Ariadne - Arquiteta ( Ellen Page ):
A Arquiteta Ariadne é uma estudante de Arquitetura que é recrutada para construir os cenários dos sonhos, que são descritos como labirintos. O nome Ariadne vem da princesa da Mitologia Grega, filha do Rei Minos, que ajuda o herói Teseu dando a ele uma espada e uma bola com barbante para ajudá-lo a navegar pelo labirinto do Minotauro.
 

Arthur - Armador ( Joseph Gordon-Levitt ):
Arthur é o Armador, parceiro de Cobb e o responsável por fazer com que tudo saia de acordo com os planos, levantando informações sobre o alvo e se certificando de todos os detalhes do plano.

Eames - Falsificador ( Tom Hardy ):
Eames é o Falsificador, associado de Cobb que tem a capacidade de assumir a forma de outras pessoas para manipular Fischer em seus sonhos.

Yusuf - Químico ( Dileep Rao ):
Yusuf, o Químico, que formula as drogas que sustentam os vários níveis dos sonhos.

Robert Fischer - Alvo ( Cillian Murphy ):
Robert Fischer, o Alvo, herdeiro de um império de negócios e o alvo da equipe.

Mal Cobb - Sombra ( Marion Cotillard ):
Mal Cobb, a Sombra, ela é uma projeção feita por Cobb de sua falecida esposa, que é frequentemente uma presença malevolente nos seus sonhos. A antagonista principal do filme, ela é a manifestação da culpa que ele sente pelo suicídio da verdadeira Mal. Dom é incapaz de controlá-la, desafiando suas habilidades como extrator.

Saito - Turista ( Ken Watanabe ):
Saito é o Turista, um empresário que contrata Cobb, porém, insiste em se juntar a equipe na inserção da ideia.



Vamos falar um pouco sobre um objeto de extrema importância no filme, pois ao entrar no mundo dos sonhos, o viajante deve carregar um objeto, chamado de totem. No caso de Cobb o totem é um peão de metal ( será?! ) - o totem era da esposa, mas ele acaba tomando-o para si, após a morte dela. Para o extrator, a única forma de saber que não está dormindo é ver o totem girar e cair quando está no mundo real, já que no mundo do sonho o totem não cai.


Cobb ensina a sua equipe que todos tem que criar um totem para que, quando estiverem no mundo dos sonhos saibam se é a realidade ou um sonho, e este totem deve ser único, exclusivo e intransferível, pois somente a pessoa tem que saber na hora se seu totem é verdadeiro ou não em um sonho.


Dom Cobb - Seu totem é um peão de metal que era de sua esposa, a Mal. (será?!)
Ariadne - Seu totem é uma peça de xadrez referente ao bispo.
Arthur - Seu totem é um dado viciado de 6 lados.
Eames - Seu totem é uma ficha de cassino.
Mal - Seu totem é um peão de metal.




Qual é o parasita mais resistente?
Uma bactéria? Um vírus?
Uma ideia! Resistente e altamente contagiosa.
Uma vez que uma ideia se apossa do cérebro, é quase impossível erradicá-la.
Uma ideia que esteja completamente formada e totalmente compreendida fica na mente em algum lugar.



Os níveis do sonho:
Para fazer a "inserção" de uma ideia na mente de Robert Fischer, foi necessário a criação de 3 níveis de sonhos, aonde a atividade cerebral em cada sonho será 20 vezes a comum, e quando se entra num sonho dentro de um sonho, o efeito é multiplicado por 3 sonhos, ou seja, 10 horas vezes 20.

1º Nível: 1 Semana
2º Nível: 6 meses
3º Nível: 10 anos
Limbo: É um espaço de sonho não construído, lá só tem o subconsciente infinito e cru. Pode se permanecer no limbo durante anos, décadas ou infinitamente.

Obs.: Para sair de um sonho é necessário um chute, ou seja, uma sensação de queda que faz você acordar e pular fora de um sonho.



Paradoxos:
Um dos paradoxos utilizados no filme é a escada de Penrose, que é uma obra prima baseada nos conceitos matemáticos ensinados pelos cientistas Lionel Penrose e seu filho Roger Penrose. A escada de Penrose é um objeto impossível de se obter no mundo real e ela é uma variação do triângulo de Penrose.


O filme Inception foi indicado ao Oscar de 2011 em 8 categorias:
- Melhor filme
- Melhor roteiro original
- Melhor direção de arte
- Melhor fotografia
- Melhor trilha sonora original
- Melhores efeitos visuais
- Melhor edição de som
- Melhor mixagem de som

Venceu em 4 categorias:
- Melhor fotografia
- Melhores efeitos visuais
- Melhor edição de som
- Melhor mixagem de som


Christopher Nolan é extremamente inteligente ao fazer nós acreditarmos que o totem do Dom Cobb é o peão de metal da sua falecida esposa, a Mal, mas na verdade é a aliança de casamento o totem do Cobb, pois quando ele está no mundo dos sonhos ele tem a aliança na sua mão esquerda, e quando volta a realidade, ele não usa ela. Com esta informação, você consegue decifrar este enigma, e verá que em uma das últimas cenas, ainda no aeroporto, Cobb está sem a sua aliança, ou seja, ele realmente reencontra os seus filhos na vida real, e o peão da ultima cena do filme caiu de fato!


Uma das ultimas cenas do filme, Cobb está no aeroporto sem sua aliança de casamento na mão esquerda.
---

Espero que tenham gostado deste artigo, revejam o filme novamente, este clássico do cinema, e confirmem as afirmações que eu fiz durante o artigo inteiro, mas mesmo assim, tirem as suas próprias conclusões sobre o final do filme, afinal, Christopher Nolan nos deixou dicas minuciosas ao longo do filme para que a fundo você descubra o verdadeiro desfecho, mas o ponto principal da sua obra esta na forma com que cada pessoa dá ao final do filme, tendo diferentes pontos de vista sobre o final e que isto alimente uma discussão sadia durante anos com os apaixonados por "inception"!



PS.:
Para alimentar um pouco mais a discussão sobre o final do filme, deixo este breve relato que aconteceu no filme.
- No minuto 24 e 06 segundos, o pai de Mal fala pra Cobb "Volte para a realidade Dom! Por favor."
- Nome minuto 43, Yusuff pergunta a Cobb se ele ainda sonha, e o capataz de Yusuff que cuida das 12 pessoas que compartilham o mesmo sonho, diz a seguinte frase direcionando sua fala a Cobb "Eles vem aqui para serem acordados. O sonho se tornou a sua realidade. Quem é o senhor para dizer o contrário?" A aparência e a voz do capataz é muito parecida com à do pai da Mal.
Ou seja, o pai de Mal ensinou Cobb sobre o mundo dos sonhos, como entrar nele, então, será que Cobb estaria sonhando o tempo todo, seria uma forma de vingança do sogro dele, pela "inserção" que ele fez em Mal, fazendo com ela se suicidasse; Dom Cobb estaria sonhando que conseguiu voltar para a realidade, para sua casa, e a última cena com as crianças abraçando ele seria uma projeção do subconsciente do pai de Mal?!




0 comentários :

Postar um comentário

Cancel Reply